Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Aiuto, sono intrappolato!!
01 October 2020

Space Scoop (Portuguese)

Qui puoi leggere le ultime Notizie spaziali, il nostro giornale online di astronomia per bambini dagli 8 anni in su. Con Notizie spaziali vorremmo cambiare il modo in cui di solito la scienza è percepita dai bambini e dai ragazzi come una materia noiosa e fuori moda. Condividendo con loro le ultime scoperte nel campo dell'astronomia, vorremmo incoraggiare nei bambini l'interesse verso la scienza e la tecnologia. Notizie spaziali è uno strumento prezioso, che può essere utilizzato anche in classe per insegnare e discutere le
recenti scoperte astronomiche.

Notizie spaziali è disponibile nella seguenti lingue:

Inglese, Dutch, Italian, German, Spanish, Polish, Albanian, Arabic, Bengali, Bulgarian, Chinese, Czech, Danish, Farsi, French, Greek, Gujarati, Hebrew, Hindi, Hungarian, Icelandic, Indonesian, Japanese, Korean, Maltese, Norwegian, Portuguese, K’iche’, Romanian, Russian, Sinhalese, Slovenian, Swahili, Tamil, Tetum, Turkish, Tz’utujil, Ukrainian, Vietnamese, Welsh

Socorro! Estamos presas!
01 October 2020: Imaginem-se presos numa enorme teia de aranha, muito maior do que a Via Láctea. E o que é ainda mais assustador é que no centro desta teia está um buraco negro. Esta é a horrível realidade enfrentada por um recém-descoberto grupo de galáxias!
O Hubble mostra uma bela imagem de Júpiter
17 September 2020: Júpiter é um planeta composto de gases, e na sua atmosfera formam-se faixas de nuvens que podem ser vistas até mesmo com um pequeno telescópio. Mas este gigante gasoso também é observado por telescópios de maiores dimensões, como o Telescópio Espacial Hubble, que conseguiu recentemente uma nova e bela imagem do maior planeta do Sistema Solar!
Um companheiro planetário inesperado
16 September 2020: Não se encontram planetas à volta de todas as estrelas. Mas por vezes os astrónomos encontram-nos onde menos se espera!
Vida em Vénus?
14 September 2020: Tanto astrónomos como público em geral anseiam por saber se há vida algures no Universo, para além da Terra. Foi agora anunciada uma importante descoberta que sugere que podem existir sinais de vida num vizinho próximo do nosso planeta.
Um ingrediente em falta
10 September 2020: O Universo está cheio de perguntas ainda sem resposta. Uma daquelas a que os astrónomos estão ainda a tentar responder é: de que é feito o Universo? Os cientistas sabem que ele está repleto de matéria escura, mas o problema é que ainda não percebemos bem o que ela é…
Torto, mas maravilhoso
03 September 2020: Imaginem um prato de dimensões gigantescas, onde coubesse todo o nosso Sistema Solar. Quase todos os planetas estariam em contacto com a superfície do prato, porque o nosso sistema planetário é achatado. Mas este não é sempre o caso, porque alguns sistemas no Universo estão inclinados!
Novos mundos no nosso quintal
18 August 2020: O espaço é tão grande que às vezes podem surgir novas e surpreendentes descobertas na nossa própria vizinhança. Uma equipa de astrónomos teve essa sorte, e encontrou cerca de 100 novos mundos de um tipo conhecido como anãs castanhas!
O curioso caso de Betelgeuse
13 August 2020: Nos fins de 2019, astrónomos detetaram uma peculiar diminuição do brilho de Betelgeuse, uma estrela da constelação de Orion. O seu esplendoroso brilho estava a desvanecer-se, e os astrónomos não sabiam bem porquê.
Agora, novas observações do Telescópio Espacial Hubble ofereceram uma explicação para este misterioso escurecimento, e ela envolve uma nuvem de poeira.

Um espelho gigantesco chamado Lua
06 August 2020: O Telescópio Espacial Hubble é bem conhecido pelas magníficas imagens de estrelas e galáxias de todo o Universo que já obteve. Mas, há pouco tempo, o Hubble virou o olhar para um objeto muito mais próximo de nós… a Lua!
Quando as estrelas cambaleiam
04 August 2020: Com a ajuda do VLBA (Very Long Baseline Array, um conjunto de radiotelescópios espalhados pelo território dos EUA, mas que funcionam em rede), pertencente à National Science Foundation e ao NRAO americanos, astrónom@s descobriram um planeta do tamanho de Saturno em órbita de uma pequena e fria estrela. O que o torna especial, porém, não é o seu aspeto, mas a forma como foi encontrado.
Mistério exoplanetário
04 August 2020: Apesar de existrem no Universo inúmeros planetas, de todas as cores, tamanhos e características, alguns deles conseguem sobressair pela sua estranheza ou singularidade!
Novas observações dos telescópios do NOIRLab (National Optical-Infrared Research Laboratory, ou Laboratório Nacional de Pesquisa no Óptico e Infravermelho), da National Science Foundation dos EUA, levaram à descoberta de um planeta que não cumpre precisamente as regras que os astrónomos julgam que os planetas seguem quando se formam.
Identidade misteriosa
30 July 2020: No espaço, as coisas nem sempre são aquilo que parecem… Às vezes, para perceber o que é realmente um dado objeto cósmico, é preciso estudá-lo durante muito tempo! Novas descobertas feitas pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory, ou Observatório Nacional de RadioAstronomia) dos EUA podem agora ter começado a resolver um mistério que já dura há 33 anos!
Um retrato de família muito especial
22 July 2020: Embora todas as imagens do cosmos sejam belas e inspiradoras, algumas são especiais, porque capturam algo de raro ou mesmo de nunca visto.
É o caso desta imagem, revelada agora por um grupo de astrónom@s. Trata-se de um retrato de família raro, que foi obtido pelo telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Sob permanente vigilância
14 July 2020: Alguma vez ouviu falar de fulgores solares (ou flares, em inglês)? São enormes e repentinas explosões na superfície de uma estrela, que lançam milhares de milhões de partículas para o espaço. Usando um novo telescópio situado em Okayama, no Japão, foram observadas explosões deste género numa estrela da constelação de Leo (o Leão); o seu estudo contribui para melhor compreeender a forma como estes eventos podem, quando ocorrem no Sol, afetar a vida e a tecnologia aqui na Terra.
Um mosaico de fogo de artifício
02 July 2020: Quando fazemos um puzzle, só vemos a imagem completa quando colocamos a última peça no seu lugar. O mesmo acontece também muitas vezes na astronomia, já que os astrónomos podem estudar um mesmo objeto com diferentes tipos de luz e com diversos instrumentos, de forma a terem dele uma imagem mais completa.
Neste caso, o puzzle foi concluído ao combinarem mais de 750 observações do mesmo enxame de estrelas, conhecido como G286.21+0.17. O resultado foi esta bonita imagem, que dá a ideia de um fogo de artífico cósmico em tons de púrpura!
Puf! Um desaparecimento em grande!
30 June 2020: Os ilusionistas costumam concluir os seus espetáculos com um truque final absolutamente fantástico… e agora uma estrela gigante acaba de fazer o mesmo: desapareceu, pura e simplesmente!
Um conto de duas bonitas nuvens
18 June 2020: O Telescópio Espacial Hubble obteve novas e belas imagens de duas nebulosas planetáras. À esquerda vemos a NGC 6302, conhecida popularmente como a Nebulosa da Borboleta. À direita temos um outro objeto, que faz lembrar um escaravelho colorido e que tem o nome oficial de NGC 7027.
Uma supergigante estudada com super atenção
16 June 2020: Não são apenas os planetas que têm atmosferas, as estrelas também as têm! Para compreender melhor as atmosferas estelares, um grupo de astrónomos estudou a atmosfera de uma estrela supergigante com um pormenor nunca visto.
A atmosfera da Terra é feita de uma série de camadas, cada uma delas com as suas próprias características. Nós vivemos na mais baixa delas, a troposfera. É aqui que ocorrem a maior parte dos fenómenos meteorológicos (o tempo), e onde estão a maior parte das nuvens. Quanto mais subimos, menos ar há para respirar, até que por fim a atmosfera da Terra se torna tão ténue que passa ao vazio do espaço.
Como se cria um monstro galático
04 June 2020: Quase todas as galáxias – incluindo a nossa, a Via Láctea – têm um gigantesco buraco negro no seu centro. Esses buracos negros são classificados como supermaciços, já que são os maiores de entre eles. Apesar do número e do tamanho destes buracos negros, os cientistas ainda não sabem como ou porque se formam. Um grupo de investigadores conseguiu agora encontrar novas pistas sobre a formação destes buracos negros supermaciços, ao descobrir os ingredientes da dieta daquilo que lhes dá origem.
Paleontologia cósmica
03 June 2020: Quando os paleontólogos investigam qual era o aspeto das formas de vida antigas na Terra, procuram por fósseis em rochas formadas há muito tempo. Alguns animais e plantas são encontrados apenas em determinados períodos da história da Terra. Da mesma forma, @s astrónom@s estudam galáxias muito distantes da Terra para tentarem encontrar as estrelas mais antigas.
A compreensão das mais primitivas galáxias do Universo continua a ser um assunto em aberto na astronomia. Não sabemos nem quando nem como se formaram as primeiras estrelas e galáxias do Universo. Contudo, novos resultados obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble (uma colaboração entre a NASA e a ESA) sugerem que a formação dessas primeiras estrelas e galáxias ocorreu ainda mais cedo do que @s astrónom@s pensavam até agora.
  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | ... | 11 Prossimo »
Risultati 1 a 20 di 207