Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Céus escuros mostram estrelas brilhantes
06 December 2012

Na maioria das situações, a luz ajuda-nos a ver. Mas quando se trata de olhar para o céu noturno, na realidade a luz  bloqueia-nos a visão. As luzes da rua e os faróis de um carro estragam a nossa capcidade de observação das estrelas, planetas e mesmo da Via Láctea, a nossa galáxia. Devia ser capaz de ver cerca de 2.500 estrelas a olho nu, mas se vive numa cidade ou numa grande metrópole, provavelmente verá menos de 10 estrelas numa noite normal!

Esta incrível imagem mostra os enxames de estrelas brilhantes e remoinhos de coloridos gases da Nebulosa Carina: uma enorme extensão de gás, poeira e estrelas, situada em pleno coração da Via Láctea. Se vive no hemisfério sul, deve ser capaz de ver este enorme objeto no céu à noite, mesmo sem a ajuda de um telescópio. Mas, como muitas outras maravilhas do cosmos, a nebulosa de Carina tornou-se quase invisível nas cidades, devido à poluição luminosa.

Felizmente para nós, os astrónomos construíram grandes e poderosos telescópios para aumentar o zoom em bilhões e bilhões de quilómetros, e tirar fotos como esta. Esta imagem foi obtida por um grande telescópio no meio de um vasto deserto no Chile, longe do menor indício de uma luz de rua. Captura a beleza e os detalhes da Nebulosa Carina, os pilares escuros de poeira que dividem as nuvens de gases incandescentes, e os aglomerados de jovens estrelas brilhantes.

Nota: em Portugal existe um programa e concurso dedicado à problemática da poluição luminosa:http://dsr.nuclio.pt.

Facto curioso

Em 2012, milhares de cidades de todo o mundo desligaram todas as suas luzes durante uma hora, para celebrar e proteger o nosso planeta. Mesmo os astronautas na estação espacial internacional participaram! Se quer manter os nossos céus noturnos escuros e as estrelas brilhantes, visite Dark Skies Awareness e veja como pode ajudar!

Maggiori Informazioni

 Este Space Scoop é baseado no ESO Press Release.

Share:

Maggiori Notizie
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Foto

Cieli bui, stelle brillanti
Cieli bui, stelle brillanti

Printer-friendly

PDF File
1,1 MB