Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Noites límpidas numa super-Terra
12 June 2013

Quando se tem uma coisa boa durante toda a vida é fácil tomá-la como garantida... especialmente se essa coisa é invisível. Mas hoje vamos dedicar um pouco do nosso tempo a pensar na sorte que temos em viver num planeta com atmosfera!

A atmosfera terrestre é formada por gás que envolve o nosso planeta, como um cobertor que não escapa, devido à gravidade da Terra. Mantém a temperatura junto à superfície agradável e acolhedora, protegendo-nos do gélido frio do espaço durante a noite e do calor abrasador do Sol durante o dia. Além disso, a atmosfera atua como uma barreira protetora, absorvendo os perigosos raios solares e outros objetos cósmicos antes de nos alcançarem à superfície da Terra! Assim, é graças à nossa atmosfera que podemos viver na Terra.

Verificou-se que alguns dos planetas fora do nosso sistema solar também têm atmosferas! Astrónomos japoneses acabaram de identificar a atmosfera de um planeta que orbita uma estrela distante. O planeta é cerca de quatro vezes maior do que a Terra. Chamamos a planetas como este “super-Terras”. As observações mostraram que, apesar do planeta possuir uma atmosfera verdadeiramente grandiosa, cerca de 200 000 vezes mais densa do que a da Terra, não está muito nublado. Aposto que isto provoca em muitos de vocês uma grande inveja!


Facto curioso

Não existe uma fronteira real entre a nossa atmosfera e o espaço, uma vez que a atmosfera se vai tornando progressivamente mais ténue à medida que a altitude vai aumentando. Mas decidimos colocar uma linha imaginária a 100 km de altitude, a que chamamos linha Kármán, e que definimos como o princípio do espaço. No entanto, os seres humanos só conseguem respirar até cerca de 8 km de altitude.

Share:

Maggiori Notizie
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Foto

Notti senza nuvole su una Super-Terra
Notti senza nuvole su una Super-Terra

Printer-friendly

PDF File
1020,6 KB