Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Esculpido nas estrelas
24 July 2013

Não são só os biólogos que estudam a evolução, muitos astrónomos também investigam este tema. Mas, em vez de procurarem as origens do ser humano, estudam a forma como as galáxias bebés (conhecidas por “protogaláxias”) cresceram, tornando-se sistemas gigantes contendo centenas de milhares de milhões de estrelas brilhantes, semelhantes à nossa própria galáxia. Esta imagem colorida poderá parecer uma peça de arte contemporânea, mas na realidade é composta de observações realizadas com telescópio de uma das nossa galáxias vizinhas, chamada Galáxia do Escultor.

A Galáxia do Escultor é uma das galáxias mais próximas de nós, e está a atravessar uma fase de intensa formação estelar, conhecida por “explosão estelar”. Estas explosões estelares não demoram muito tempo, e é exatamente nisso que estão interessados os astrónomos: o que é que põe fim a estes períodos de rápida formação estelar?

Bom, um grupo de astrónomos pensa ter encontrado a resposta. Descobriram enormes colunas ondulantes de gás frio que estão a ser expulsas do centro da Galáxia do Escultor para o espaço. As massas disformes da imagem mostram o gás frio da galáxia. As zonas centrais a cor de rosa mostram os locais de onde o material está a fluir para fora, para o espaço.

Infelizmente para a galáxia, este gás frio é a matéria prima necessária para a formação de novas estrelas! A nova descoberta mostra que a Galáxia do Escultor - e provavelmente todas as outras galáxias com explosões estelares - estão a perder mais material do que o que estão a adquirir. Isto resolve finalmente o mistério da curta vida destas explosões estelares! Ironicamente, é a energia das estrelas jovens do centro da galáxia que está a empurrar o material para o abismo!

Facto curioso

Em muitos casos, os buracos negros são os responsáveis pela perda de grandes quantidades de material necessário à formação de novas estrelas. A Galáxia do Escultor tem um buraco negro supermaciço no seu centro, que contém 5 milhões de vezes mais material do que o Sol! No entanto, este buraco negro encontra-se atualmente a dormir pacificamente, e não pode ser acusado da perda de material da galáxia.

Share:

Maggiori Notizie
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Foto

Basta starburst!
Basta starburst!

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB