Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Os Verdadeiros Chimpazés do Espaço
20 March 2014

Se tem a sorte de viver numa zona do mundo em que raramente vê nuvens no céu, não se preocupe. Pode ver nuvens para lá da nossa atmosfera - no espaço!

As nuvens cósmicas são chamadas de nebulosas e são bastante diferentes das da Terra. As nebulosas são formadas por gás e poeira cósmica, principalmente por gases chamados hidrogénio e hélio. Podem estender-se ao longo de centenas de anos luz - ou seja milhares e milhares de milhões de quilómetros!

Tal como as nuvens que vemos a flutuar no nosso céu, as nebulosas têm diferentes tamanhos e formas. As nuvens coloridas de gás e jovens estrelas brilhantes nesta imagem fazem parte da nebulosa Cabeça de Macaco.

A Cabeça de Macaco é um tipo de nuvem cósmica chamada de nebulosa de “emissão”. O gás destas nebulosas é tremendamente quente devido às violentas estrelas recém nascidas que aniquilam a sua vizinhança com raios escaldantes de partículas quentes com muita energia. Trata-se de algo semelhante à forma como o nosso planeta é aquecido pela luz do Sol, mas muitíssimo mais quente!

As nebulosas de emissão, normalmente brilham com a cor vermelha ou rosa, o que se deve a estarem cheias de hidrogénio. A nebulosa Cabeça de Macaco não aparece cor de rosa na imagem porque a fotografia foi obtida com um telescópio que capta luz infravermelha. Como este tipo de luz é invisível para os nossos olhos os astrónomos representam-na com cores diferentes para que a possamos ver.

Pode ver o aspeto que a nebulosa da Cabeça de Macaco teria aos nossos olhos na segunda imagem - e é muito cor de rosa!

Facto curioso

Provavelmente terá visto o filme Macacos no Espaço, mas sabia que estiveram verdadeiros macacos no espaço? Foram enviados animais para o espaço muito antes do primeiro cosmonauta humano. O primeiro macaco foi lançado para o espaço em 1949 e desde essa altura muitos animais têm sido enviados para lá do nosso mundo: gatos, cães, tartarugas, alforrecas, aranhas, sapos e muitos animais!

Share:

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB