Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Um misterioso infantário de planetas
06 December 2019

Há já muito tempo que sabemos que os planetas se formam e vivem ao redor de estrelas. Por exemplo, o Sol é a estrela-mãe de todos os planetas do nosso Sistema Solar. Mas agora os astrónomos encontraram indícios de que os planetas podem ser mais duros de roer do que pensávamos, e que podem ter-se formado até nas condições mais difíceis conhecidas no Universo.

Quando uma estrela nasce, os restos de gás e poeira formam um disco à sua volta, semelhante aos anéis de Saturno. No seio deste disco, os pequenos grãos de poeira podem juntar-se e formar minúsculos fragmentos rochosos. Estes podem chocar e coalescer uns com os outros, criando objetos cada vez maiores – é esse o processo que acaba por levar ao nascimento de planetas.

Novas investigações revelaram que estes discos de materiais como gás e poeira também se podem encontrar nas regiões adjacentes a buracos negros. Os buracos negros são objetos cósmicos que existem nas profundezas do espaço, nos quais uma enorme quantidade de matéria é comprimida  num pequeno volume. Seja o que for que se aproxime demasiado de um buraco negro é puxado para ele com tanta força que não consegue escapar.

Os planetas que se conseguirem formar neste ambiente complicado serão provavelmente muito maiores do que a nossa Terra, pelo menos umas dez vezes!

Com as capacidades científicas e tecnológicas actualmente existentes, não temos forma de descobrir se existem realmente planetas ao redor de buracos negros, mas os astrómomos têm esperança de os vir a encontrar no futuro próximo.

Facto curioso

Para fazer um pequeno buraco negro, seria preciso pegarmos num objeto com a massa da Terra e apertá-lo até ficar do tamanho de um bola com uns milímetros de diâmetro!

Share:

Maggiori Notizie
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Printer-friendly

PDF File
991,4 KB