Seguici
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
Un programma di
Feliz aniversário, Hubble!
24 April 2020

A 24 de Abril de 1990, o Telescópio Espacial Hubble, fruto da colaboração entre NASA e ESA, foi lançado a bordo do space shuttle Discovery, com uma tripulação de cinco astronautas que ajudou a colocar o Hubble em órbita da Terra, a cerca de 570 km acima da superfície do planeta.  Desde esse momento, o telescópio proporcionou-nos uma nova visão do Universo, que transformou o nosso conhecimento astronómico. E também se tornou famoso pelas maravilhosas imagens de outros planetas, nebulosas e galáxias que obteve.

Todos os anos, o Hubble usa uma pequena parte do seu precioso tempo de observação para conseguir uma imagem especial que assinale o seu envio para o espaço. Desta vez, e para marcar o 30º aniversário do telescópio, a NASA e a Agência Espacial Europeia publicaram esta imagem, que mostra duas nebulosas, de nomes NGC2014 e NGC2020.

A peça de destaque na cintilante NGC2014 é um grupo de estrelas brilhantes e maciças, no centro da imagem, que expulsou para longe o casulo de hidrogénio gasoso (que vemos a vermelho na imagem) e poeira, no seio do qual nasceu.

A nebulosa de tons azulados que fica por baixo na imagem é a NGC2020, que deve a sua forma a uma enorme estrela que é cerca de 15 vezes maior do que o nosso Sol. A cor azul brilhante desta nebulosa é devida à presença de oxigénio, aquecido até cerca de 11.000º de temperatura.

Apesar de parecerem objetos separados, estas nebulosas fazem parte de uma região gigantesca onde estão a nascer novas estrelas. Estas terão vidas de poucos milhões de anos, curtas quando comparadas com os 10 mil milhões de anos que o nosso Sol vai ter de vida.

A ESA/Hubble também está a convidar toda a gente entre os 3 e os 30 anos de idade a submeter uma criação artística para festejar o aniversário do Hubble! Podem ser desenhos, pinturas, fotografias, esculturas e arranjos gráficos, desde que celebrem e agradeçam os contributos do Telescópio Espacial Hubble! Veja aqui como pode participar!

Facto curioso

O Telescópio Espacial Hubble é do tamanho de um autocarro de transporte escolar americano (daqueles amarelos, que se veem em muitos filmes)!

Share:

Maggiori Notizie
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020
3 September 2020

Printer-friendly

PDF File
1,0 MB